Vereador Rabelo sugere criação da Orquestra Sinfônica Municipal

Cultura 12/06/2017
Vereador Rabelo sugere criação da Orquestra Sinfônica Municipal

A criação de um conservatório de música, bem como a orquestra sinfônica municipal, foi apresentada pelo vereador Israel Rabelo através de indicação ao Poder Executivo. Segundo o anteprojeto a orquestra seria composta de duas bases, sendo uma sênior formada por músicos da cidade. Onde este grupo integraria a orquestra sinfônica para apresentação em eventos do município e fora dele, levando o nome de Içara a outras regiões através da musica clássica. E a júnior está formada por crianças e jovens em condições de risco social que serão apresentados a música através das ferramentas da Secretaria Municipal de Assistência Social e da Fundação Municipal de Cultura. Os integrantes da base júnior serão avaliados pelos mestres, e aqueles que se destacarem no aprendizado da música e em conjunto preencherem os requisitos como frequência escolar, boas notas, bom comportamentos entre outros poderão ser promovidos a músicos da base sênior. “Assim formando uma base fundamental para a longevidade da orquestra sinfônica municipal e cumprindo o seu papel social oferecendo uma alternativa as crianças e jovens através da cultura”; justificou Rabelo. O vereador Israel Rabelo acredita que a criação de uma orquestra sinfônica, aproveitará o potencial de cultura existente no município, oferecendo uma alternativa construtiva para os jovens através da música. “Os jovens são constantemente torpedeadas com notícias de violência, abuso, facilidade de acesso às drogas, nossa juventude precisa ter acesso a alternativas sadias para desenvolver sua cidadania e se manter distante de caminhos socialmente destrutivos”; destacou. O vereador informou que está trabalhando para levantar recursos em Brasília, a fim de contribuir com o projeto.