Técnicos da Aresc coletam amostras na ETE

Saúde 23/08/2017
Técnicos da Aresc coletam amostras na ETE

Técnicos da Agência de Regulação de Serviços Públicos de Santa Catarina (Aresc) coletaram nesta quarta-feira, as primeiras amostras de efluentes bruto e tratado pela Estação de Tratamento de Esgoto (ETE), localizada no bairro Jaqueline em Içara. As amostras seguem para análise laboratorial de qualidade, e os resultados devem ser apresentados em aproximadamente 15 dias. “Será analisado as condições e padrões de qualidade, seguindo os parâmetros principais, conforme resolução do Conama (Conselho Nacional do Meio Ambiente) e Código Ambiental Catarinense. Como a identificação de produto sólido, após o tratamento do esgoto”; explicou a bióloga da Aresc Larissa Martins.  Para o presidente da comissão temporária da Câmara Municipal de Içara, de acompanhamento à implantação do sistema de esgoto sanitário no município, vereador Marcio Dalmolin a vistoria da Aresc contribui com a cidade, pois a fiscalização garante a prestação do serviço de saneamento básico de qualidade. “Estando de acordo com todas as análises da Aresc e a documentação, fica a ETE autorizada seu funcionamento, e posteriormente a cobrança dos serviços de tratamento de esgoto”; comunicou Dalmolin. O vereador esteve observando a vistoria, e reforçou sobre a necessidade de continuar acompanhando a implantação do sistema, assim como as casas precisam estar conectadas a rede de esgoto. “Continuaremos acompanhando, pois é responsabilidade do vereador fiscalizar a eficiência do processo. Mas a população precisa fazer a ligação com a rede, sendo necessário mais volume para maior precisão do sistema de tratamento”; frisou Dalmolin. Análises laboratoriais no sistema de abastecimento de água também fazem parte da visita técnica da Aresc no município. A equipe técnica da Casan também esteve presente na vistoria.