Aprovado projeto para criação da Orquestra Sinfônica Municipal

Educação 19/10/2017
Aprovado projeto para criação da Orquestra Sinfônica Municipal

Vereadores aprovaram em votação final projeto de lei para criação de um conservatório de música clássica, bem como a orquestra sinfônica municipal, de iniciativa do Poder Executivo. A orquestra será composta de duas bases sênior e júnior. Abrangendo músicos da cidade e crianças e jovens em condições de risco social. O vereador Israel Rabelo que havia apresentado a proposta através de um anteprojeto comentou sobre a iniciativa do Poder Executivo de continuar a ideia. “É uma oportunidade de aproveitar o potencial cultural existente no município, e uma forma de distanciar as crianças e jovens do mundo das drogas e criminalidades”. A base sênior será formada por músicos da cidade. Os integrantes da base júnior serão formados por crianças e jovens em condições de risco social, que serão apresentados a música através das ferramentas da Secretaria Municipal de Assistência Social e da Fundação Municipal de Cultura. Sendo avaliados pelos mestres, e aqueles que se destacarem no aprendizado da música e em conjunto preencherem os requisitos como frequência escolar, boas notas, bom comportamentos entre outros poderão ser promovidos a músicos da base sênior. “A orquestra sinfônica é uma ferramenta cada vez mais ativas, no desenvolvimento de programas educativos e sociais”, defende Rabelo.